quarta-feira, 17 de maio de 2017

Cristãos são cada vez mais influenciados por ideias não bíblicas



marxUma nova pesquisa revela o aumento da influência de crenças não cristãs na mentalidade dos cristãos praticantes, com grandes porcentagens deles concordando com ideias que contrariam as Escrituras. O levantamento realizado pelo Instituto Barna, em cooperação com Summit Ministries, foi divulgado nesta semana. Ele mediu o quanto as crenças centrais de outras visões de mundo, como nova era, secularismo, pós-modernismo e marxismo, afetaram a maneira com que os cristãos veem o mundo. “Sua influência generalizada sobre o pensamento cristão é evidente, incluindo ideias de religiões concorrentes”, afirma o relatório. Ao todo, 1.456 cristãos praticantes foram confrontados com uma série de afirmações e precisavam dizer se concordavam ou não com elas. Por exemplo, 61% dos entrevistados concordavam com pelo menos um dos ensinamentos da nova era. Quase 30% concordaram que “todas as pessoas rezam/oram ao mesmo deus ou espírito, não importa o nome que deem a ele”. Cerca de um terço das pessoas também disse acreditar que “o significado e o propósito da vida é se tornarem um com o universo”.
A influência dessas filosofias pagãs também está presente nas questões éticas apresentadas aos cristãos, sendo que 32% acreditam em alguma forma de “reciprocidade ou karma”. Eles disseram concordar com a afirmação “se você fizer o bem nesta vida, receberá o bem, e se você fizer algo ruim, receberá algo ruim”. Embora apele para um senso de justiça, isso não é ensinado nas Escrituras.
A pesquisa também apresentou frases que afirmam o pós-modernismo, o secularismo e o marxismo. Quando perguntados, os cristãos mostraram concordar com muitas delas. Em geral, 54% concordaram com alguns pontos de vista pós-modernistas, 36% aceitaram ideias apregoadas pelo marxismo e 29% disseram acreditar no que ensina o secularismo. Por exemplo, 10% dos cristãos disseram acreditar na percepção secular de que “toda crença precisa ser comprovada pela ciência para determinar que ela é verdadeira”. Já a afirmação pós-moderna “o que é moralmente certo ou errado depende do que cada indivíduo acredita” é compartilhada por 23% dos cristãos entrevistados. Ao mesmo tempo, 19% dizem que “ninguém sabe ao certo qual é o sentido da vida”.
Outros 11% concordaram com a declaração marxista: “A propriedade privada encoraja a ganância e a inveja”, e outros 14% dizem crer que “o governo e não os indivíduos deveria controlar os meios de produção e os recursos”. Apenas 17% dos cristãos mostraram ter uma visão bíblica sobre a vida, de acordo com o que ensina a Bíblia.
Brooke Hempell, vice-presidente de pesquisas do Instituto Barna, revela que há tempos eles vêm detectando uma tendência que agora se confirma. “Essa pesquisa cristaliza o que já era percebido, incluindo um aumento do pluralismo, do relativismo e do declínio moral, até mesmo entre os membros das igrejas. No entanto, não deixa de ser surpreendente como essas crenças estão enraizadas.”
“As pessoas podem se agarrar e até defender essas ideias sem perceber que elas são distorções das verdades bíblicas”, observou Hempell. “O desafio para a igreja, em especial os líderes e mestres, é ajudar os cristãos a perceber que essas crenças populares não deveriam substituir o que as Escrituras dizem.”
A tendência de que esse tipo de influência continuará crescendo pode ser vista pelo fato de que os mais jovens – menos de 25 anos – são oito vezes mais propensos a concordar com essas ideias que seus pais.
Nota: O texto de Oseias 4:6 é mais verdadeiro do que nunca: “O Meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” Os cristãos caem nos engodos gestados pelo inimigo de Deus justamente porque não mais estudam a Bíblia como deveriam. Vivem uma religião emocionalista, quase mística, sem lastro nas Escrituras Sagradas. Apenas usam a Bíblia como uma espécie de amuleto ou a carregam para a igreja, levando-a de volta para casa, onde fica estacionada na estante ou sobre o criado mudo – tão muda quanto esse criado. É uma armadilha satânica: enquanto essas pessoas se sentem bem por crerem que são cristãs, vivem como se não fossem e carecem de uma visão bíblica que as ajudaria a identificar as armadilhas ideológicas espalhadas por aí. Evolucionismo, espiritualismo e marxismo são incompatíveis com a Bíblia. Na verdade, o que há de bom nessas filosofias é exatamente o que há de bom no cristianismo, como a pregação do amor ao próximo e a ideia de que todos, embora sejam diferentes, têm direitos iguais perante Deus, por exemplo – especialmente o direito à salvação. O fato é que evolucionismo, espiritismo e marxismo estão interligados e atentam contra a cosmovisão bíblico-criacionismo. Por favor, tome algum tempo para assistir ao vídeo abaixo e perceberá isso. [MB]

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Como prevenir o suicídio entre os jovens

suicide

Recentemente, a plataforma de vídeos Netflix estreou uma série de produção própria intitulada “13 Reasons Why” (Treze Porquês, em tradução livre), na qual um dos protagonistas, uma adolescente norte-americana, comete suicídio e deixa treze fitas cassetes gravadas, explicando, contando e fazendo referências aos motivos e às pessoas que a levaram a tirar a própria vida. Sem contar o final ou dar spoilers, a série causou grande discussão mundial nas mídias e nas redes sociais: Como falar sobre suicídio de jovens? Em “13 Reasons Why”, o bullying, o machismo, a violência, o assédio sexual e a falta de diálogo com os pais são alguns dos temas trabalhados e todos sabemos que o suicídio é ainda considerado um tabu pela maioria da sociedade; inclusive, há quem diga que os grandes veículos de comunicação não publicam mais casos de suicídio para evitar uma exposição maior do tema, como se ao abordá-lo aumentassem as chances de alguém tirar a própria vida, e é disso que algumas pessoas reclamam da abordagem da série, como se ela pudesse atuar como um gatilho.
Nesse sentido, assistindo à série (em menos de uma semana), lendo críticas de psicólogos, cineastas e críticos de TV, positivas e negativas, e pesquisando sobre bullying e suicídio juvenil, já que sou professora e, assim, atuo em sala de aula, pensei ser pertinente abordar neste espaço a questão do suicídio entre os jovens no Brasil e como preveni-lo, não só pensando em um tema possível para a prova de redação do Enem 2017, mas, mais do que isso, falando sobre o assunto e tentando desconstruir o tabu ao seu redor.
Em todo o mundo, o suicídio mata mais jovens do que o vírus HIV e, em nosso país, os índices de casos entre jovens estão crescendo de maneira constante ao longo dos anos. De 2002 a 2012, houve um aumento de 15,3% de jovens brasileiros que tiraram a própria vida; em todas as faixas etárias, homens se matam mais do que mulheres.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão e o bullying são dois dos principais motivos que levam um jovem a cometer suicídio, justamente o contexto que “13 Reasons Why” mostra ao público. Experiências de vida consideradas humilhantes, falta de perspectivas para o futuro, insegurança com o próprio corpo e com a sexualidade podem levar um adolescente à depressão e a começar a ter pensamentos suicidas.
Um outro fato também apontado pela OMS é o modo de ver as coisas e de levar a vida do adolescente: nessa fase, tudo é muito intenso e a impulsividade parece tomar conta do dia a dia dos jovens de todo o mundo. O que pode ser tido como apenas uma fase difícil pode ser uma depressão muito séria que deve ser tratada com acompanhamento psiquiátrico e psicológico juntamente com o apoio da família, dos amigos e da escola.
bullying e o cyberbullying (bullying virtual) estão, infelizmente, cada vez mais frequentes nas escolas brasileiras e nas redes sociais, levando jovens a praticarem atos contínuos de violência verbal e física que atingem outros jovens, os alvos, por serem diferentes em algum aspecto, eventos que podem ser assistidos por todos os demais estudantes que, em contrapartida, nada fazem. Jogos como Baleia Azul estão tomando conta da internet, levando jovens a se matarem a fim de finalizar o jogo.
Nesse sentido, podemos notar que todos nós devemos ser responsáveis em poder e em dever ajudar e orientar alguém que está pensando em suicídio e, especialmente no caso dos adolescentes, as escolas devem estar muito atentas ao bullying, ao cyberbullying e ao que se passa com seus alunos, mantendo uma relação de parceria com a família dos estudantes que, por sua vez, também devem estar sempre em contato com a escola de seus filhos.
Os adolescentes devem ser orientados no sentido de entenderem que podem enfrentar e vencer os problemas da vida e todos devem ser alertados dos sinais para ajudar os amigos. A OMS lançou, em 2016, um guia de prevenção ao suicídio online que pode ser acessado e lido por todos. Já o Centro de Valorização da Vida (CVV) criou a campanha Setembro Amarelo: um mês especial de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.
(Camila Dalla Pozza Pereira, Informe Enem)

sábado, 7 de janeiro de 2017

Guilherme vieira se despede da Presidencia da UMMADESAM.


Saudações em Cristo Jesus a todos os membros da UMMADESAM e a todos os que conhecem o nosso trabalho. 
Como muitos já sabem, eu Guilherme Vieira não sou mais o Presidente da UMMADESAM, mas não poderia deixar de vir aqui me despedir e agradecer a todos os que estiveram do nosso lado trabalhando pelo bem estar espiritual dos jovens do Ministério ADESAM. 
Agradeço aos líderes de Jovens que atuaram nos anos de 2015 e 2016.
Agradeço aos pastores e líderes de congregações que sempre nos receberam muito bem e nos apoiaram financeiramente, com caronas, com orações e apoio moral.
Agradeço aos líderes que entenderam a necessidade de união entre as mocidades e trabalharam por isso. Agradeço a cada um que orou por mim, aos que não se deixaram contaminar por oposição, fofocas, mentiras e outras coisas que tentam prejudicar a obra de Deus. 
Assumi essa responsabilidade em Outubro de 2014 (faço parte da equipe que fundou a UMMADESAM em Maio de 2013) e desde então enfrentei desafios incríveis, tão incríveis que só a graça de Deus pra me fazer superar e sair vencedor. Algumas vezes fui agredido com palavras, outras vezes fisicamente mas em tudo isso Deus nos fez mais que vencedor. 
Durante esse período fiz amigos que levarei em meu coração para sempre, conheci pessoas interessantes, sabias, atenciosas e carinhosas e muitas espirituais. 
Agradeço a todos os que participaram dos projetos como Congresso Nacional, GeraJovem, PapoJovem, PapoJovem Regional, Lídere entre outros.
Toda essa união serviu para provar que juntos e de acordo com a vontade de Deus somos mais fortes e capazes de fazer grandes coisas como um Retiro incrível como foi o REMA 2016, cheio de paz, amor, espiritualidade, conforto, diversão e ótima comida . Provamos que um jovem solteiro e diácono pode liderar mais de 14 grupos de mocidade e que ser jovem, solteiro e diácono não o torna menos qualificado para a liderança. (Timóteo era solteiro e jovem e Estêvão era Diácono) E se um jovem diácono conseguiu chegar a essa posição que isso sirva de inspiração aos outros jovens que desejam um ministério. Trabalhem, orem, se coloquem na posição que Deus quer e ele cuidará do restante. 
Quero citar algumas pessoas aqui:
Pastor Izael, muito obrigado por estar sempre conosco, por ter se feito presente em diversos eventos da UMMADESAM, por sempre apoiar com orações, moralmente e até financeiramente. O senhor foi o melhor Pastor de Jovens que tivemos embora não fosse chamado assim. Que Deus te faça prosperar espiritual e materialmente.

Pastor Marcelo - Obrigado pelo seu apoio em 2015, por sempre estar disposto a ajudar no que era preciso, por sempre ter tempo e por nos ajudar a afastar aqueles que sem compromisso com as coisas de Deus só queiram se promover e causar divisão. Que Deus te recompense. 
Diaconisa Lane - Obrigado pela oportunidade de nos deixar mostrar como se mantém um grupo de jovens unidos e sem morrer, obrigado pelo apoio que nos deu. O Sementes da fé se seguir o que foi ensinado dará muitos frutos. 
Carla - obrigado pelos serviços prestados. Você trabalha muito e Deus te recompensará.
Nathálya - Foi ótimo conhecer vc mais de perto, vc tem um potencial incrível, Deus fala através de você, nunca deixe de louvor a Deus e de estudar sua palavra e coloca-la em prática, vc é muito influente e em breve terá um cargo de liderança, mas líder vc ja é. Que Deus te abençoe muito! 
Miriã Bento - vc é uma pessoa adorável, vc é uma líder de destaque e muito espiritual, foi ótimo trabalhar com você. Seja essa pessoa dedicada aonde você for, você é uma luz que Deus envia para iluminar os lugares onde passar. 
Pb. Reinaldo e Carliane, Pastor Sidney e Pastora Rosemeire - Muito obrigado pelo respeito e consideração, que vocês sempre estejam dispostos a ajudar a mocidade, vocês foram incríveis ao motivar toda a congregação a participar do REMA 2016. Obrigado. 
Pastora Antônia e Pastor Wesley - Muito obrigado pelo carinho, respeito e pelas orações, continuem sempre valorizando o trabalho com os Jovens. 
Pastor José Martins - Obrigado pelas contribuições financeiras. 
Alcivan e Ozias - Obrigado por sempre comprar as camisas que a UMMADESAM lançava, isso ajudou muito nas finanças da UMMADESAM. 
Pastor Manoel - Muito obrigado pelo apoio que nos deu, pelas orações, pelas caronas. Vimos que a mocidade El Shadday cresceu muito e isso foi graças a sua participação no meio da mocidade, quem dera se outros pastores se misturassem aos jovens como o senhor fez (nunca vou esquecer o senhor cantando junto com sua mocidade durante a festa do Guardiões da fé).
Altomir - Você foi um bom líder, agradeço seu respeito e sua consideração. 
Elizeu e Luana - vocês foram muito bons, continuem sempre valorizando esse trabalho. 
Kátia - você foi uma ótima líder e acredito que continuará sendo, gosto de sua dedicação e seu interesse e sei que se importa muito com a mocidade. Continue assim e Deus te recompensará.
Pastor Emídio - Você é o fundador da UMMADESAM, foi ótimo trabalhar com o senhor desde o começo, sempre terá minha consideração e espero que sempre valorize a mocidade.
Marcelo e Neide - vocês foram ótimos líderes, sempre carismáticos, animados e criativos, vocês farão falta, que Deus abençoe o casamento de vocês.
Rafinha, Israel Moura, Cristina e Mocidade Atalais do Rei - Vocês foram meus amigos, sempre presentes até mesmo quando não tinham "obrigação" de estar presentes, foram motivados e um grupo admirável, me ajudaram bastante. Que vocês nunca percam essas qualidades.
Pastor Junior Muito obrigado por sempre nos apoiar e sempre nos ajudar, por sempre abrir as portas da congregacao da 217 para fazermos atividades. Que Deus retribua.

Daniel - você foi uma grande revelação, sempre espiritual, organizado, interessado, respeitador. Sempre compartilhou seu conhecimento biblico com todos que se interessavam. Precisamos de mais líderes como você. 
Leila - vc sempre foi amiga e compreensiva, pegou o Guardiões da Fé num momento complicado mas graças a Deus se saiu bem. Que Deus te recompense sempre.

Thaís Santos - Obrigado pelo esforço, obrigado por ter feito parte da Liderança e ter agido bem. Que Deus abençoe você e sua família.
Ricardo, Bruno Atyla, Mislany, Tiago Alves, Miguel e Chico. Muito obrigado por terem sido minha equipe em 2015, obrigado pela presença, idéias, esforço, criatividade, carona e compania. Que Deus reteibua.

Geyson e Duliane - 2016 foi um ano pesado, mas graças a Deus vocês não desistiram, motivaram a mocidade e fizeram uma linda festa. Vocês têm potencial, aproveitem e que Deus abençoe o casamento de vocês.
Brunna Suellen - Você é sem duvidas uma líder nata, você tem essa habilidade, você é uma garota incrível e espero que seja sempre essa pessoa que nos motiva e nos inspira.
Mande meu abraço ao Domingos e agradeça a igreja em meu nome por serem sempre bons anfitriões.

Virgílio - Muito obrigado pelo apoio, pelas palavras, por ser o nosso Juiz no futsal, muito obrigado por tudo.
Josiel - foi um prazer enorme te conhecer, nossa amizade começou alguns dias antes de a UMMADESAM ser fundada mas sempre soube que poderia contar com você e não me decepcionei, a mocidade Adoradores do Rei mora no meu coração. Mande meu abraço a toda a igreja que está em Catalão, nunca vou me esquecer de vocês, do carinho e respeito de vocês por nós. Vocês são ótimos anfitriões. 
Agradeço a Missionária Domingas e ao Pastor Domingos por terem me recebido tão bem e sua cidade, obrigado pela hospedagem e pelo respeito.
Fabiula - Você foi uma ótima amiga, uma pessoa que tive o prazer de conhecer, obrigado pelo carinho e consideração, você é uma pessoa maravilhosa.
Outra pessoa super importante nessa minha caminhada foi sem dúvidas aquela que exerceu a função de Secretária Geral da UMMADESAM, a Nathalie. Muito obrigado por sempre ser ativa, atenciosa, dedicada, criativa e por sempre sacrificar seu tempo para o benefício dessa obra, muito obrigada por ter ficado ao meu lado sempre. 
Meu abraço a todas as mocidades, agradeço a todos vocês e espero que cresçam espiritualmente, fraternalmente e numericamente. 

Me esforcei muito por todos vocês, trabalhei esses dois anos e dois meses para que vocês fossem melhores, dediquei meu tempo, conhecimento e até mesmo escassos recursos financeiros e por isso espero que vocês sejam melhores e dêem frutos. Sem dúvida fiz amigos e levarei vocês comigo, não preciso citar nomes embora eu lembre de todos, mas se eu te dei atenção e conselhos você sabe que é meu amigo ou amiga.
Agora vou assumir outra liderança, provavelmente a mais importante da minha vida.
Que a Paz de Cristo esteja com vocês.


Guilherme vieira